quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

COMO TINGIR FILTRO DE PAPEL

Contribuição da amiga Imaculada do grupo Artesanato com Amor.
Sabe o filtro de papel, que você joga fora depois de passar o cafezinho de todo dia? Ele pode ser aproveitado para enfeitar peças.A artesã Roseli ensinou como tingir o filtro, usando beterraba ou açafrão. É um trabalho simples e bonito. Lave os filtros depois de passar o café e espere secar. Enquanto isso, corte duas beterrabas, coloque numa panela com água e deixe cozinhar. Despeje numa tigela para esfriar. Depois separe 10 filtros já lavados e secos e enrole todos juntos. Você vai repetir esse processo com todos os filtros e deixá-los abertos até secar bem. Cada um fica com um desenho, uma tonalidade. A Roseli usa depois o açafrão para colorir outros filtros. Ela mistura duas colherzinhas do pó em um pouco de água e mexe até dissolver tudo. Enrola os filtros e molha uma ponta no líquido. Vira, deixa escorrer e molha a outra ponta. O processo é o mesmo: ela rasga as costuras, abre e deixa secando. Depois é só aplicar os filtros na peça escolhida. Caixa, garrafa, prato, luminária. Use a imaginação e a criatividade!
Bjs...obrigada Imaculada.

16 comentários:

  1. Tenho uma dúvida, qual p tipo de cola que uso para trabalhar com plástico, estava pensando em usar aqueles potes de margarina, sorvete... Podes me ajudar? O brigada, meu email é sandra_vfs@hotmail.com
    Agradecida pela atenção...
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da dica já estava procurando ,abraço Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,td bem? Sou artesã e trabalho com moradores de rua,tentando resgatar viodas através da arte..meu forte é o reciclável devido a falta de verba e apoio.Vc poderia me ajudar com suas dicas,e com suas experiências,ficaria muito grata.Que Deus te abençõe...ah,procuro informações sobre como trabalhar com jornal,se souber de alguma coisa eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. olá querida td bem??
    sou artesã e trabalho com vidros,quero saber como posso cubrir as garrafas de vidro como qual tipo de papel fora o filtro?
    sei que você é esperiente é vai consequir me ajudar.obg


    neu email é :juliana_jesus_paiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola muito grata pela s dicas pretendo fazer uma bandeja c/embalagem de pizza fica legal posso usar cola bra comum depois passo verniz qual? obrigada ro-pt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. queria saber se a cola branca q se usa é a mesma que a criançada leva pra escola? obrigada..

    ResponderExcluir
  7. a cola branca que se usa é a mesma que compra em papelaria?obrigada elizabethbiscuit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, gostei muito dos seus trabalhos, voce poderia me dizer qual o verniz que passo nas flores de EVA, pois pretendo planta-las em meu jardim (direto na terra)
    rosemostiack@yahoo.com.br
    Muito obrigada e parabens por suas dicas, elas são muito uteis a varias pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Qual cola devo usar para colar os filtros no abajur? obrigada, abraços .

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Aline,

    Estava procurando informações sobre esta técnica e cheguei até a sua brilhante explicação. Que para mim foi muito util vou colocar em prática depois lhe darei um retorno, de minha experiência.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  11. ADOREI TUDO QUE VÇ FAZ.TUDO DIVINO.OBRIGADO PELAS DICAS .FOI DEMAIS.GLORIA BISPO

    ResponderExcluir
  12. oi
    pode me esclarecer umas dúvidas?
    preciso revestir latas de leite com filtro de papel... posso usar cola branca somente? não preciso de primer? e a tampa também?
    ilzameira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. oi, amei a dica, vou tentar fazer!!! bjos

    ResponderExcluir
  14. oi gostei muito da sua dica ,,mas eu vi em outro saite que poderia usar corante destes que a gente compra para misturar em tinta para pintar casa,,,dizia que era para diluir em aqua mas eu fiz e ñ ficou bonito fiz em uma garrafa me diz se e por causa do corante,,eu queria que ficasse com varias tonalidades,,e gostaria tbem que vc ensinasse como fazer flores com papel de coador,mellita..meu email e m.csantos1@hotmail.com aguardo sua resposta beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Tem tantas maneiras de ajudarmos o nosso PLANETA! Essa é uma dela.Parabens!

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela sua visita. Fico muito feliz em saber que vc está aqui para me agraciar com os seus comentários. Bjs...Aline Barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...